Smart Grid na Light: novo conceito de distribuição de energia elétrica e mais poder ao cliente

Fonte: CPqD – 23/01/2011

O conceito de redes elétricas inteligentes – smart grid – é fator de transformação no setor elétrico sem precedentes na história. O CPqD está participando do amplo programa de pesquisa e desenvolvimento da Light que deve proporcionar melhorias na eficiência operacional da distribuição de energia, redução de perdas, melhor qualidade no fornecimento e maior interação com os consumidores. O seu conhecimento tecnológico está amparando a concessionária a trilhar pelo caminho da vanguarda no setor elétrico brasileiro.

O programa de pesquisa e desenvolvimento da Light é subdividido em cinco projetos integrados. O CPqD participa de todos eles em parceria com as empresas CAS Tecnologia, Lactec e Axxiom.

Os cinco projetos são:

Projeto para plataforma smart grid

Desenvolvimento de uma plataforma de redes inteligentes, integrando sistemas de medição de energia e automação de redes de distribuição, utilizando certificação digital e criando interoperabilidade para suportar o programa de smart grid. Cabe ao CPqD, o desenvolvimento da arquitetura de telecomunicações, apoio no desenvolvimento dos medidores eletrônicos.

Projeto para gestão otimizada da rede de distribuição subterrânea

Atuação no desenvolvimento de um sistema de gestão em tempo real de rede de distribuição subterrânea, por meio de monitoramento, diagnósticos e reconfiguração, dentro da plataforma e conceitos do programa Smart Grid. Cabe ao CPqD a coordenação deste projeto, o desenvolvimento de algoritmos para redes subterrâneas e regras para tratamento de informações de sensores e medições.

Projeto de gestão otimizada da rede de distribuição aérea

O projeto busca o desenvolvimento de um sistema de gestão de redes aéreas, considerando gerenciamento de faltas e restabelecimento, inserção de GDs e operação em modo ilhado integrados à plataforma e conceitos do programa de smart grid. O CPqD é responsável neste projeto, pelo desenvolvimento da comunicação entre as equipes de campo.

Projeto para a gestão energética pelo lado da demanda

Desenvolvimento de um sistema para gestão energética pelo lado da demanda associado a outros serviços com foco no consumidor, promovendo a socialização do consumo eficiente através da utilização de canais multimídia interativos integrados à plataforma e conceitos do programa smart grid. Cabe ao CPqD o desenvolvimento de soluções de interação com o consumidor em diversas tecnologias multimídia para participação do consumidor além da avaliação da satisfação dos clientes para as soluções testadas.

Projeto de gestão de fontes renováveis, armazenamento distribuído e veículos elétricos recarregáveis

Desenvolvimento de um sistema inteligente de gestão de fontes renováveis, armazenamento distribuído e veículos elétricos recarregáveis integrados ao conceito e plataforma Smart Grid. O CPqD é o responsável pelo desenvolvimento de técnicas para armazenamento de energia bem como análise de equipamentos a serem utilizados para isso.

 

Você também vai querer ver:
II Seminário Internacional de Smart Grid será no CPqD
O evento, que acontece em maio, vai discutir estratégias de utilização dessa tecnologia a médio e longo prazos...
Continue Lendo...
Energia com tecnologia: curso traça panorama sobre Smart Grid
O Instituto Acende Brasil traça um panorama atualizado das novas tecnologias associadas ao conceito de redes inteligentes no curso “Smart Grid – Conceitos, Oportunidades e Tendências”, ...
Continue Lendo...
Grupo de trabalho sobre Smart Grid realiza primeira reunião
GT vai estudar a implementação do primeiro programa brasileiro na área...
Continue Lendo...
A Zpryme disponibiliza relatório com mais de 65 páginas sobre V2G
Conforme um relatório, com mais de 65 páginas, desenvolvido pela Zpryme, com o patrocínio da ZigBee® Alliance, projeta-se que o valor do mercado global de V2G ...
Continue Lendo...
Smart grid na medição
A introdução de redes inteligentes no Brasil começou, enfim, a ganhar contornos mais claros. Como resposta à aprovação, dada pela Aneel em 2009, da troca dos ...
Continue Lendo...
AT&T, GE, Google, Intel: integração nacional de smart grid poderia economizar 46 bilhões de dólares em energia
Cerca de 45 companhias e organizações se uniram em um esforço para implementar uma maior integração nacional da smart grid, especialmente por se referir ao monitoramento ...
Continue Lendo...
A comunicação para coleta dos dados, agora, será feita via bluetooth...
Continue Lendo...
II Seminário Internacional de Smart Grid será no CPqD
Energia com tecnologia: curso traça panorama sobre Smart Grid
Grupo de trabalho sobre Smart Grid realiza primeira reunião
A Zpryme disponibiliza relatório com mais de 65 páginas sobre V2G
Smart grid na medição
AT&T, GE, Google, Intel: integração nacional de smart grid poderia economizar 46 bilhões
Medição de energia elétrica ganha toque tecnológico

+